Acessos

Alunos
Hits: 47233

Espaço virtual de cada Turma

Professores
Aplicações
Hits: 48759

 
TProfessor

FTP

SMART Notebook Express

papercut
PaperCut 

Blogs ESL
Hits: 48880


Clube Multimédia da ESL

 blogbiblio

Saúde Escolar
Hits: 47795

 

Educação Física
Hits: 48846

Eco-Escola
Hits: 48351

Biblioteca
Hits: 48445

bibliotecaesl

 

Newrónio
Hits: 18083

newronio2

Traz Paz
Hits: 28101

LOGO traz paz RED

Erasmus+
Hits: 27782

 

erasmus+ 

Links


banner residuos

Descrição da Ação EWWR

Dada a importância desta temática, e uma vez que a nível da comunidade educativa ainda se notam lacunas, no que concerne à separação de resíduos e reutilização, decidimos promover a ação de sensibilização durante uma semana letiva. A designação escolhida para a ação, “Reutilizar é Inovar”, permitirá aos alunos, envolvidos de modo mais direto, do Curso Técnico de Gestão Ambiental e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, desenvolver diversas competências, entre as quais:

  • Promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis;
  • Trabalhar sobre ideias criativas para contribuir de forma palpável e útil para a área em que ocorrerá inovação.
  • Aprender novas técnicas de reutilização de materiais e de empreendedorismo;

Os alunos que apenas irão participar como espetadores (assistir às palestras, formações e workshops, etc) irão desenvolver, entre outras as seguintes competências:

  • Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável;
  • Aprender novas técnicas de reutilização de materiais e de empreendedorismo.

O tema da reciclagem e ambiente surge como aglutinador de todas as áreas promovendo o uso das ferramentas pretendidas bem como das competências a trabalhar com os alunos.

Os alunos envolvidos na construção do projeto irão ser responsáveis e interagir nas seguintes atividades:

  • Escolher e definir as atividades a desenvolver durante a semana com o objetivo pretendido;
  • Dinamizar workshops definindo tudo sobre o funcionamento dos mesmos;
  • Selecionar e aprender a trabalhar nas ferramentas virtuais que consideraram adequadas para os jogos pretendidos;
  • Pesquisar, selecionar e saber utilizar e comunicar sobre materiais já existentes sobre a temática;
  • Preparar as apresentações em PowerPoint a serem utilizadas antes das sensibilizações a ocorrer nas diferentes turmas espetadoras;
  • Trabalhos de pesquisa sobre temáticas de diferentes disciplinas tendo por base a reutilização: conhecer e reutilizar;
  • Contactar com diferentes artesãos;
  • Organizar recolha de materiais;
  • Elaborar cartazes e outros elementos de sensibilização e informação;
  • Reparar material eletrónico;
  • Compostagem;
  • Cozinhar tendo em conta a reutilização e aproveitamento de ingredientes;
  • Elaborar elementos decorativos através de material tecnológico (e não só) inutilizado;
  • Construir instrumentos musicais através de materiais inutilizados;
  • Elaboração de vídeos de sensibilização e vídeos reportagem e documentário sobre a temática.

Durante a semana de 20 a 24 de novembro, o átrio da nossa escola sofrerá uma transformação, onde se pretende que sejam desenvolvidas várias atividades, como exposições, workshops, oficinas de reutilização, formação entre pares, sessões de cinema e outras.

Para concretizar a ação julgamos ser necessária uma preparação, no sentido de recolha de material diverso, desde rolhas a material informático inutilizado. Logo, durante a semana anterior, de 13 a 17 de novembro, será lançado um desafio à comunidade escolar para que tragam para a escola esse material, que terá no fim uma nova vida! A escola disporá de um local próprio para a recolha, no átrio, onde seja bem visível para todos.

As exposições que vão estar patentes, durante a semana, serão uma amostra do que se pode fazer com os resíduos, de uma forma criativa e útil!

Os nossos convidados: Docente da própria escola que mostrará trabalhos com reaproveitamento de rolhas, como passatempo, para decoração da casa; Artesã da Lagoa que se dedica ao Patchwork, fazendo o reaproveitamento dos retalhos que lhe são oferecidos pelas costureiras; Docentes e alunos da escola, do 3º ciclo e secundário, que elaboraram, durante as aulas, brinquedos de lata e presépios a partir de rolhas; Docente e alunos de TVA (Trabalho para a Vida Ativa) da escola, que exporão os trabalhos que fizeram, resultantes da recolha de lixo numa zona costeira da cidade de Lagoa.

Os Workshops levarão os participantes a aprender de uma forma prática e/ou através da troca de experiências que, de uma forma simples, todos podemos contribuir para a redução de resíduos produzidos, e reutilizá-los em nosso proveito e no das pessoas que nos rodeiam!

Workshop com Biagio Volandri Verdolini - Segunda-feira dia 20 de novembro, o nosso convidado vai dinamizar um workshop, onde os instrumentos musicais vão ser construídos com os alunos a partir de resíduos. Deste workshop resultará, terça-feira dia 21 de novembro, uma pequena atuação para demonstração da sua música improvisada experimental, bem como uma atuação com os alunos e instrumentos que foram construídos no dia anterior. Algumas turmas serão convidadas a assistir a este momento musical!

Workshop “A minha roupa tem duas vidas! Querida mudei a roupa!” – Terça-feira dia 21, a nossa convidada, docente na escola, vai dinamizar um workshop com o tema do trapilho, para fazer o que a imaginação quiser a partir de roupas velhas ou que já não se usam, aplicando a técnica do crochet na construção dos trabalhos.

Workshop “Adivinha os ingredientes” - A motivação para este workshop surgiu a partir de uma publicação da Direção Regional do Ambiente, “Bom demais para desperdiçar”, elaborei receitas deste livro e decidi partilhar a minha experiência, dinamizando com os meus alunos do curso de Gestão ambiental um workshop, onde a comunidade educativa possa fazer e provar algumas receitas que levam à utilização de partes dos alimentos que consideramos lixo! Mas a comida não é lixo! Reduzir o desperdício alimentar, alimentação saudável e poupança serão aqui abordados. Serão oferecidas várias receitas, em digital, para os participantes experimentarem em casa!

As Oficinas de Reutilização - Acabam por ter o mesmo objetivo que um workshop, mas serão dinamizadas pelos próprios alunos da escola, dos cursos Técnico de Gestão Ambiental. Estes alunos vão utilizar diverso material já sem uso, como frascos de vidro, copos e chávenas partidas, para criar um jardim com suculentas, irão também utilizar pneus para criar canteiros de aromáticas para jardins ou “Puffs” e conforme o material recolhido na semana de preparação criar objetos de utilidade ou decoração, por exemplo.

Estas oficinas vão ser observadas pela MUSAMI  (Operações Municipais do Ambiente EIM SA), que também nos desafiou neste sentido, e tem uma forte missão pedagógica na área dos resíduos.

A formação de Kahoot (formação entre pares) - Vai decorrer na semana anterior, dia 14 de novembro, onde os formadores, alunos do 11º ano do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, vão ensinar os formandos, os alunos do 12º ano do Curso Técnico de Gestão Ambiental a desenvolver jogos nesta plataforma. Os jogos que os alunos do 12º ano vão construir terão como temas o ambiente e a sua proteção! O Kahoot, sendo uma plataforma que permite realizar atividades interativas entre a plateia e o orador, vai permitir obter, em tempo real, feedback, resposta e contributo de diversas pessoas num grupo, através do uso de um dispositivo digital.

No seguimento desta formação, teremos “Kahoot... on Game...” - No dia 21 de novembro, os alunos formadores e formandos convidarão uma turma do 7º ano, para aplicarem questionários elaborados na plataforma Kahoot, com o tema da semana. Também durante a semana, os alunos irão demonstrar à comunidade como se joga com a aplicação Kahoot e distribuir um panfleto com os passos necessários para realizar um jogo Kahoot.

O projeto Upgrade – Irá ter um espaço nesta semana durante os dias 20, 21 e 22 de novembro. É um projeto dinamizado por uma docente do Curso TGPSI há alguns anos, com os seus alunos. Pretende sensibilizar os alunos para a reutilização de todas as peças de material informático, diminuindo os resíduos eletrónicos e produzindo diversos materiais novos úteis, como bijuteria, suportes, recordações, brindes, etc. Regra geral estes objetos renovados são vendidos e a receita reverte para a compra de material informático novo necessário ao Curso.

Um dos nossos convidados, ex-aluno da escola do Curso Técnico de Informática, e com um negócio montado no ramo da informática na Lagoa, foi desafiado a montar um stand durante esta semana, no sentido de sensibilizar para a reparação dos computadores em vez da compra de um novo. Terá como missão mostrar as vantagens da reparação, por exemplo a económica e a diminuição dos resíduos eletrónicos.

Reparação de Computadores - Esta atividade será desenvolvida no dia 23 de novembro pelo docente e alunos do 12º ano do Curso TGPSI, onde qualquer membro da comunidade poderá deixar o seu equipamento avariado e vê-lo consertado! É necessário reinvestir na reparação, como os nossos antepassados faziam, por necessidades diferentes das nossas, mas também válidas hoje em dia.

Clube Multimédia SPDF da escola - Ficará encarregue da elaboração de vídeos de sensibilização e vídeos reportagem e documentário sobre a temática, nomeadamente as gravações da ação de sensibilização feita durante a semana.

Um dos docentes da nossa escola, que é também um artista, foi desafiado a “pintar” uma tela, a partir de equipamentos eletrónicos avariados. Aceitou o desafio, e esta tela será oferecida à escola como presente pelo seu 16º Aniversário, que decorre nesta mesma semana. Uma tela representativa da Reutilização!!

De referir também que no dia 21 de novembro, durante a Sessão Solene da Comemoração do 16º Aniversário da escola, vai ser apresentada uma peça de teatro, pelo Grupo de teatro da escola, “A Faísca”, alusiva às boas práticas ambientais.

No dia 24 de novembro, uma das duas salas de convívio dos alunos, que está a ser intervencionada desde o início do ano letivo, vai ser inaugurada, com uma nova cara! Foi transformada com material que iria parar ao lixo, e que foi reaproveitado para proporcionar mais conforto aos alunos! Mais um exemplo representativo da Reutilização que fica na escola!

A divulgação desta ação, no âmbito da 9ª Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e 8ª Semana Regional de Prevenção de Resíduos, será divulgada no site da escola e no Diário da Lagoa.

banner residuos2