Portugal /suécia
Escola Secundária de Lagoa/ Ӧrkelljunga Utbildningscentrum
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Nome do Projeto/Project Title: Scientific Methodology in Biomolecular Science
Main objective of the project: Exchange of Good Practices
Project Implementation: 2018/2019 and 2019/2020
Project Summary
Desde o ano letivo 2015-2016 que a Escola Secundária de Lagoa tem estabelecido uma sólida relação pedagógica, cultural e científica com a Escola Secundária da Suécia, Örkelljunga Utbildningscentrum (http://www.orkelljungauc.se/), da localidade de Örkelljunga, na Escânia (Sul da Suécia). Esta relação escolar tem abrangido desde então, atividades de intercâmbio entre professores e alunos das duas escolas (2015-2016) e o desenvolvimento de projetos científicos de temática comum aos dois países (2016-2017 e 2017-2018), envolvendo alunos do ensino secundário. Este salutar e profícuo enquadramento pedagógico, justificou uma candidatura ao Programa Erasmus+ para o presente ano letivo, sendo a Suécia o país coordenador. Este projeto foi aprovado e teve início em setembro de 2019 com data de conclusão em janeiro de 2020.
Este projeto intitulado, Scientific Methodology in Biomolecular Science, tem como objetivos fundamentais a troca de conhecimentos científicos e de metodologias pedagógicas, no âmbito do ensino experimental das ciências, na área da Biologia Molecular; o intercâmbio cultural entre os jovens envolvidos e a utilização da língua inglesa como recurso linguístico de comunicação.
A definição da temática e objetivos científicos a explorar teve em consideração vários aspetos, nomeadamente o nível de escolaridade dos alunos; a área de ensino que frequentam, ou seja, o Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e um tema de investigação que fosse significativo, atual, comum a ambos os países e que pudessem ser explorados pelos dois grupos à distância e durante as visitas aos diferentes países.
Algumas das atividades já desenvolvidas, desde setembro de 2019, e a desenvolver contemplam:
- Formação de docentes (novembro de 2018);
- Partilha de informação, nomeadamente apresentações científicas via SKYPE entre os dois grupos (novembro 2018);
- Visita dos alunos da ESLagoa à Suécia e realização da primeira etapa do projeto científico (fevereiro de 2019);
- Visita dos alunos da Escola Örkelljunga Utbildningscentrum aos Açores e realização da segunda etapa do projeto científico (maio 2019).
O trabalho científico, está a ser realizado simultaneamente pelas duas escolas e em parceria e consiste na análise genética do parasita Fasciola hepatica e do seu hospedeiro intermediário Galba truncatula. Para além de toda a riqueza pedagógica envolvida, este projeto de carácter investigativo, tem como potenciais objetivos testar metodologias inovadoras no sentido de detetar o parasita no meio ambiente (eDNA ou DNA ambiental) e identificar outros potenciais hospedeiros intermediários para além do atualmente reconhecido.
Todo o trabalho científico desenvolvido pelo nosso grupo, será realizado em parceria com docentes e investigadores do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, entre os quais: Professora Doutora Ana Costa; Professor Doutor António Frias Martins e Mestre Manuela Parente.
O grupo envolvido neste projeto é constituído por 20 alunos (15 participaram no intercâmbio) e 3 docentes. Todos os alunos fazem parte da turma A do 12º Ano e são: Beatriz Pereira; Catarina Perry; Catarina Oliveira; Celina Freitas; Emilly Rodrigues; Filipa Andrade; Henrique Teodoro; Inês Santos; João Goulart; Leonor Almeida; Marco Soares; Marco Martins; Maria Braga; Maria Pereira; Mariana Pacheco; Miguel Costa; Nicole Carreiro; Rita Ponte; Rita Costa e Tiago Matos. As três docentes que integram o grupo são de duas áreas de ensino: professora Rosário Guiomar, co-coordenadora do projeto e docente da disciplina de Inglês; professora Alexandra Seara, diretora da turma e co-coordenadora do projeto e docente da disciplina de Biologia e a professora Elisa Medeiros, docente de Inglês da turma em questão.
A primeira parte do intercâmbio foi realizada entre os dias 06 a 12 de fevereiro de 2019, com a ida do nosso grupo à Suécia. O programa apresentado, foi organizado pelo grupo de docentes da Suécia.
A segunda parte do intercâmbio será realizada entre 03 e 10 de maio com a visita do grupo sueco aos Açores.
Alexandra Seara e Rosário Guiomar
Coordenadoras do Projeto Erasmus+