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Clube de Robótica e Programação

Pretende-se com a criação deste clube incentivar os alunos para as áreas das ciências e tecnologias através da construção de robôs educativos e o contato com várias linguagens de programação. A combinação deste dois conceitos está a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade dos alunos do século XXI.
 
Alguns dos objetivos pedagógicos do clube estão relacionados com a promoção de áreas de aprendizagem que são, muitas vezes, preteridas pelos alunos, pela falta de motivação. Assim, entendemos que este clubes irá, naturalmente, promover o interesse pela informática, física, matemática, eletrónica, telecomunicações e automação.

Pretende-se também realizar outras atividades que contemplem a realização de projetos interdisciplinares e multidisciplinares, onde os robôs possam ser utilizados no seu expoente máximo. Entre as quais,  a possível participação em atividades/encontros/torneios/campeonatos regionais e/ou nacionais relacionadas com a Robótica e Programação, desenvolvendo, desta forma, competências sociais e de comunicação, dentro e fora da escola, em grupo.

Relativamente aos projectos de programação, pretende este clube prestar auxilio no desenvolvimento de aplicações para smartphones e tablets, e inscrever equipas de alunos dos 13 aos 18 anos na 5ª edição do concurso da CDI Portugal, em parceria com a Direção Regional da Educação, Apps for Good.

No que respeita à interdisciplinaridade, espera-se que nas atividades a desenvolver os alunos possam abordar os conceitos de diversas disciplinas (por exemplo: Matemática, Física, Química, Educação Tecnológica, Informática, Inglês e Educação Visual). Assim, sugerimos que, com colegas das diferentes áreas, se identifiquem possíveis atividades em que os alunos possam adquirir competências nessas áreas curriculares. 
 
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