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Critérios de Avaliação

3º Ciclo:

7.º, 8.º e 9.º anos
80% para os Conhecimentos 20% para as Atitudes

Progressão/Retenção

  • Nível inferior a 3 em Língua Portuguesa, Matemática e mais uma disciplina Þ Progressão condicionada*
  • Mais de três níveis inferiores a três Þ Progressão condicionada*

*Atenção:

Sempre que um aluno obtiver nível inferior a três a Matemática, a Língua Portuguesa e a outra disciplina, ou se obtiver nível inferior a três em quatro ou mais áreas curriculares disciplinares, tem a sua progressão condicionada a uma votação favorável da maioria absoluta dos professores que constituem o Conselho de Turma.

A retenção nos anos não terminais de ciclo é, porém, sempre uma medida de caráter excecional e que só deverá ocorrer quando o Conselho de Turma considerar que o aluno não irá desenvolver competências essenciais até ao final do ciclo.

Face a tal, o Conselho de Turma analisa a pertinência da progressão ou retenção, ponderando, caso a caso, os seguintes parâmetros:

- possibilidade de o aluno ser capaz de desenvolver as competências definidas para o 3.º Ciclo até à conclusão do ciclo;

- evolução do aproveitamento e do comportamento ao longo do ano;

- empenho na superação das suas dificuldades;

- número de disciplinas em que manteve nível inferior a três ao longo de todo o ano;

- assiduidade.

Após esta análise, o Conselho de Turma decide uma de três situações:

O aluno progride;

O aluno não progride e mantém-se no currículo regular;

O aluno não progride e é encaminhado para um percurso curricular alternativo, caso cumpra os requisitos legislados.

Critérios de progressão e retenção no 9.º ano de escolaridade

  • Nível inferior a 3 em Língua Portuguesa e Matemática Þ Não Aprovado
  • Mais de dois níveis inferiores a três Þ Não Aprovado

Correspondência entre Percentagem e Níveis

1
0 - 19
2
20 - 49
3
50 - 69
4
70 - 89
5
90 - 100

Educação Física (3º Ciclo)

Alunos COM Atestado Médico:

7.º, 8.º e 9.º   anos
80% para os Conhecimentos 20% para as Atitudes

Alunos SEM Atestado Médico

Conteúdos (65%) AVC - Atitudes , Valores e   Comportamento (35%) Participação Efetiva: desconta X   valores à nota final
100%

Nota FINAL = 100%   (convertido em valores) – X (valores)

Participação   Efetiva
Nota   atribuída X   valores a descontar
1 2,0
2 1,0
3 0,5
4 0,3
5 0,0

Na Participação Efetiva relevam as Ausências de Material e as Faltas de Presença Injustificadas.

As Dispensas serão alvo de análise rigorosa e apenas serão aceites as devidamente justificadas por um Atestado Médico temporário, ou pelo Encarregado de Educação mediante a apresentação de um documento escrito com indicação da data e motivo da dispensa.

Ensino Secundário

  • 90% para os Conhecimentos e 10% para as Atitudes.
  • As condições de progressão e aprovação neste ciclo de estudos estão definidas na legislação vigente.

Educação Física (Secundário)

Alunos COM Atestado Médico:

80% para os Conteúdos teóricos 20% para as Atitudes

Alunos SEM Atestado Médico

Conteúdos (75%) Atitudes , Valores e Comportamento   (25%)
100%

Participação   Efetiva: desconta X valores à nota final

Nota   atribuída X valores   a descontar Nota   atribuída X valores   a descontar
1 9,00 11 0,45
2 8,00 12 0,40
3 7,00 13 0,35
4 6,00 14 0,30
5 5,00 15 0,25
6 3,90 16 0,20
7 2,80 17 0,15
8 1,90 18 0,10
9 1,00 19 0,05
10 0,50 20 0,00
Nota FINAL = 100% (convertido em valores) – X   (valores)

Na Participação Efetiva relevam as Ausências de Material e as Faltas de Presença Injustificadas.

As Dispensas serão alvo de análise rigorosa e apenas serão aceites as devidamente justificadas por um Atestado Médico temporário, ou pelo Encarregado de Educação mediante a apresentação de um documento escrito com indicação da data e motivo da dispensa.