Acessos

Alunos
Hits: 66339

Espaço virtual de cada Turma

Professores
Aplicações
Hits: 65565

 anomalias
Registo de anomalias

papercut

PaperCut 

sge
SGE

FTP

SMART Notebook Express

 

Blogs ESL
Hits: 65551


Clube Multimédia da ESL

 blogbiblio

Saúde Escolar
Hits: 64322

 

Educação Física
Hits: 65746

Eco-Escola
Hits: 64851

Biblioteca
Hits: 65536

bibliotecaesl

 

Traz Paz
Hits: 45495

LOGO traz paz RED

Erasmus+
Hits: 39215

 

erasmus+ 

Newrónio
Hits: 37142

newronio2

Links


logoerasmus

Projeto

2018-1-SE01-KA229-039164_2

Scientific Methodology in Biomolecular Science

A Biologia Molecular é uma das ciências mais importantes do século XXI. Poucas ciências vão ter um impacto nas nossas vidas como esta área científica. Cabe às escolas e universidades a preparação dos alunos para essa mudança científica e dar-lhes habilidades que lhes permita contribuir para o mundo.

O principal objetivo deste projeto internacional é a partilha de conhecimentos e experiências pedagógicas em Biologia Molecular com uma abordagem de aprendizagem baseada em trabalho de projeto.

Este projeto científico será desenvolvido com professores e alunos do ensino pré-universitário (Portugal e Suécia) e contará com uma parceria científica entre as duas Universidades: Swedish University of Agricultural Science (SLU) e a Universidade dos Açores.

Este projeto foi desenvolvido para contribuir para um melhor conhecimento de uma doença mundial - Fasciolíase. Esta doença parasitária infecta bovinos (mamíferos herbívoros) e é responsável por perdas mundiais em animais, estimado em mais de US $ 3,2 bilhões / ano. As pessoas geralmente são infetadas ao comer agrião cru ou outras plantas aquáticas contaminadas com larvas do parasita. A Fasciola hepatica (Filo Platyhelminthe, Classe Trematoda) precisa de um hospedeiro para completar o seu ciclo de vida e se reproduzir.

Nos dois países, foram identificadas diferentes espécies de caracois de água doce foram como hospedeiras intermediárias de Fasciola. O principal objetivo científico é investigar outras possíveis espécies de caracois como hospedeiros intermediários além daquelas já identificadas. Este trabalho será desenvolvido em cada país, usando o DNA Barcoding para detectar a presença do parasita no hospedeiro. A identificação de novos hospedeiros é uma descoberta importante porque contribui para a prevenção e controle da doença.

 

Intercâmbio de formação de curta duração

(Short-term joint training events – C1)

 

Ӧrkelljunga Utbildningscentrum (Suécia) entre 20 e 24 de novembro de 2018

Reunião preparatória do projeto entre os professores e investigadores. Este encontro, que decorreu na escola coordenadora Ӧrkelljunga Utbildningscentrum (Suécia) entre 20 e 24 de novembro de 2018, contou com a participação dos professores coordenadores do projeto: Bengt Johmär e Alexandra Seara; investigadores universitários: Professora Doutora Ana Cristina Costa (Universidades dos Açores); PhD Johan Höglund (Swedish University of Agricultural Science) e PhD Micaela Hellström (Aquabiota) e professores da escola de acolhimento: Anette Johansson e Patric Karlsson.

Nestes dias de formação, foram delineadas estratégias, metodologias e as etapas de execução do projeto. Houve também momentos de apresentações temáticas por parte dos investigadores envolvidos, em que foi possível conhecer o trabalho desenvolvido por cada um nas respetivas academias.

photo

photo2 

 photo3

photo4

photo5

 photo6

Neste encontro os alunos portugueses e suecos intervenientes do projeto tiveram oportunidade de se conhecerem pela primeira vez. Através desta sessão os alunos puderam ficar atualizados sobre os assuntos discutidos nesta fase de planificação do projeto e assistir a palestras sobre o tema por parte dos investigadores convidados.

photo7

photo8

 

Palestra do Professor Frias Martins na Escola Secundária de Lagoa – 1 /10/2018

Temática – A fascíola nos Açores

fasciola

photo9 

 

Primeira visita ao matadouro de S. Miguel para recolha de amostras de Fasciola hepática -11/01/2019

 photo10a

 

photo11

photo12a 

 

Primeira saída de campo para recolha de espécimes de Galba truncatula e Physella acuta – Serra do Trigo (Furnas) – 22/01/2019. Nesta saída de campo fomos acompanhados pelo Professor Frias Martins.

 photo13a

photo14

 

Segunda visita ao matadouro de S. Miguel para recolha de amostra de Fasciola hepática -23/01/2019

 

 photo15a photo29a 

 

Intercâmbio de alunos e professores Açores – Suécia

(Short-term exchanges of group of pupils-C2)

A visita dos alunos e professores à Suécia ocorreu entre os dias 6/2/2019 e 12/2/2019. Os objetivos delineados para esta visita foram totalmente cumpridos, pois o leque de atividades organizado pelo grupo de docentes da escola de acolhimento foi muito diversificado em termos culturais, lúdicos e científicos.

7 de fevereiro

Durante o período da manhã os alunos dos dois grupos tiveram oportunidade de se conhecer pessoalmente. O grupo da Suécia apresentou curiosidades e factos importantes do seu país, nomeadamente: os principais feriados e festividades nacionais e a gastronomia tradicional. Houve também oportunidade de conhecer e provar um produto nacional da gastronomia tradicional sueca.

 photo16
Cerimónia de abertura na escola de Ӧrkelljunga Utbildningscentrum. Apresentações dos alunos. Abordagem aos principais eventos culturais e gastronomia da Suécia (07/02/2019).

 

photo17a   site

Trabalho científico laboratorial – Extração do ADN de Fasciola hepatica (07/02/2019).

 Durante o período da tarde, foi realizada uma mesa redonda entre todos os alunos participantes no projeto, moderada pelo professor Bengt Johmar (coordenador do Projeto Erasmus+), em que foi debatida a Sustentabilidade Ambiental. Algumas das questões debatidas foram: de que forma é que cada um de nós pode contribuir para um desenvolvimento sustentável? Quais as espécies mais ameaçadas no respetivo país/região?

 photo18
Debate sobre temáticas ambientais (07/02/2019).

 

acrecebtar1

Final dos trabalhos do dia 7/02/2019- Fotografia de grupo

 

 photo19

photo20
Visita ao museu etnográfico de Ingeborrarps garden (08/02/2019) e à Cidade de Helsingborg (10/02/2019).

 

 a

Abordagem à temática da gestão de resíduos na Suécia por parte dos alunos da área das tecnologias. (09/02/2019).

 

b

 Visita a um dos muitos centros locais de separação de resíduos existentes na Suécia. (09/02/2019).

 

 c

d 
Visita à central produtora de energia termoelétrica mais moderna da Europa – Central de Filbornaverket (11/02/2019).

 

 

 e

f
Ida à Sauna e banho de mar no Skansen Spa - Båstad (12/02/2019).

 

Visita a uma zona de reserva natural costeira ( Pålsjӧ) próxima da cidade de Helsingborg e de onde também foi possível ver a Dinamarca  (10/02/2019)

photo

Visita ao Parque Smalandet Markaryds Algsafari para conhecer e alimentar os alces – Símbolo nacional da Suécia. (09/02/2019)

photo2

photo3

Patinagem no gelo em Helsingborg (13/02/2019).

photo4

Esqui em vallåsen  (10/02/2019).

photo5

 

Intercâmbio de alunos e professores Suécia – Açores

(Short-term exchanges of group of pupils-C3)      

A visita dos alunos e professores da Suécia aos Açores ocorreu entre os dias 3/5/2019 e 10/5/2019. A estadia do grupo decorreu como o expectável. Todas as atividades lúdicas, culturais e científicas programadas foram realizadas e os objetivos definidos totalmente atingidos.

 

 dd

g

 photo6

Os alunos que integram o projeto e os membros do Clube Multimédia Escolar – SPDF, coordenados pela professora Paula Silva, associaram-se e realizaram um vídeo de boas vindas ao grupo da Suécia. Este vídeo foi apresentado no final da cerimónia de receção ao grupo que ocorreu no auditório da Escola. Esteve presente o representante honorário da Suécia nos Açores que amavelmente abordou questões relacionadas com a vivência dos residentes suecos na região e ofereceu presentes regionais a cada participante (06/05/2020).

 

 

photo7

Grupo da Suécia e Portugal (Erasmus+ e Grupo Multimédia SPDF) à entrada da ESL. (06/05/2019)

Palestra “Azores – No ordinary Lab” – Expolab  (06/05/2020)

photo8

Nesta palestra os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o enquadramento geológico e a biodiversidade do Arquipélago. Foi abordado mais aprofundadamente o estudo da biodiversidade dos moluscos terrestres que tem vindo a ser realizada no Arquipélago e estabelecida a relação com a temática do projeto de investigação.

photo9

A parte científica do projeto a desenvolver na ESL como uma das principais atividades do projeto foi realizada por todos os alunos e professores coordenadores e orientada pela Professora Doutora Ana Costa (Universidade dos Açores). Nesta atividade pretendeu-se realizar a amplificação de um gene específico presente nos seres vivos em estudo. Na Suécia o grupo realizou todas as etapas inerentes à extração do ADN e nos Açores foi possível amplificar o gene de interesse (PCR) e realizar a eletroforese (06 e 07/05/2019).

photo10

photo11 

 photo12

photo13 photo14

 Visita à Lagoa das Sete Cidades e prática de desportos náuticos (08/05/2019)

photo15a

photo16

Visita à Central Geotérmica da Ribeira Grande (06/05/2019)

photo17

Jantar de despedida na Escola Secundária de Lagoa organizado pelos alunos Portugueses. (09/05/2019)

photo18

Alguns dos momentos do jantar de despedida entre os dois grupos.

No final do jantar foram relembrados alguns dos momentos passados ao longo do ano letivo nas atividades de intercâmbio entre os dois países.